Moura, Mêda, Barreiro, <br>Mafra e Palmela
Encontro de candidatas
Prosseguem, em Moura, as acções de campanha da CDU, tendo em vista informar e mobilizar as populações para as eleições autárquicas de 29 de Setembro. No dia 10 realizou-se, junto à Sede de Campanha da CDU, um Encontro de Mulheres Candidatas, que contou com a presença de uma centena e meia de pessoas. Após a apresentação das candidatas teve lugar um período de intervenções políticas, a cargo de Céu Rato (candidata à Câmara), Maria José Silva (cabeça-de-lista à União de Freguesias de Moura e Santo Amador), José Maria Pós-de-Mina (cabeça-de-lista à Assembleia Municipal) e Santiago Macias (primeiro da lista à Câmara Municipal).
Desenvolver o concelho
Manuel Frade, 53 anos, é o cabeça-de-lista da CDU à Câmara de Mêda. O candidato, empregado de balcão, quer, com a sua candidatura, contribuir para o desenvolvimento do município, através da criação de mais emprego e de apoios para a agricultura.
Acções de contacto
Carlos Moreira, cabeça-de-lista à União de Freguesias de Alto Seixalínho, Santo André e Verderena, acompanhado por Pedro Estrela, candidato à Câmara do Barreiro, e por outros militante e activistas, percorreu, nos últimos dias, as freguesias a que concorre, tendo distribuído o Jornal de Campanha da CDU. Nas acções que realizou ouviu a população e os comerciantes, que lhe transmitiram palavras de confiança.
Fraco espírito democrático
No dia 11, numa reunião na Junta de Freguesia de Venda do Pinheiro, concelho de Mafra, PS, PSD e CDS tentaram impedir o representante da CDU de indicar sete membros, um para cada mesa de voto, entre os 35 que compõem as mesas da Freguesia.
Consideraram, ilegalmente e sem qualquer razão, que a CDU apenas deveria indicar dois membros para os 35 lugares em aberto. «Nessa atitude arbitrária e ditatorial, para além do fraco espírito democrático, revelaram uma falta de civismo que rondou a provocação ao representante da CDU», denuncia, em nota de imprensa, a Coligação.
Ao fim de três horas, perante a ameaça de participação ao Tribunal e à Comissão Nacional de Eleições, o representante da CDU conseguiu indicar cinco membros para as sete mesas da Freguesia.
PS derrotado
Em nota de imprensa, a CDU de Palmela congratulou-se com a decisão do Tribunal Constitucional em relação à Lei da Limitação de Mandatos, que considera que a União de Freguesias constitui uma nova unidade territorial e administrativa, considerando legítima a candidatura de José Silvério à presidência da União de Freguesias de Poceirão e Marateca.
Esta decisão surge na sequência de um pedido de impugnação apresentado pela candidatura do PS de Palmela ao Tribunal de Setúbal. Foi, entretanto, apresentado recurso ao Tribunal Constitucional que deu razão aos argumentos apresentados pela CDU.